Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu guerra israel-hamas

Deputado pede ao TSE cassação do PCO por apoio ao Hamas

Guto Zacarias, vice-líder do governo Tarcísio, cita encontro do presidente do partido de esquerda com líder do grupo terrorista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil-SP) protocolou na Justiça Eleitoral pedido de cassação do registro do PCO (Partido da Causa Operária) por sua defesa do Hamas.

O deputado estadual Guto Zacarias, do União Brasil, na Assembleia de SP - Rubens Cavallari/Folhapress

A organização terrorista palestina foi a responsável pela morte de cerca de 1.200 israelenses em ataque em 7 de outubro do ano passado.

No último dia 17 de fevereiro, o presidente nacional do PCO, Rui Costa Pimenta, encontrou-se com Ismail Haniyeh, um dos líderes do Hamas, em Doha, no Catar.

Em sua ação, Zacarias, que é vice-líder do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Assembleia Legislativa e membro do MBL (Movimento Brasil Livre), cita também a existência de uma tenda no centro do Rio de Janeiro em que o PCO vende produtos em defesa do Hamas e outros grupos pró-Palestina.

"Não é permissível que o Partido da Causa Operária utilize de sua estrutura e militância para promover uma mobilização que defenda uma organização terrorista, marcada pela crueldade antissemita, assassinato de crianças e mulheres e a promoção de uma guerra santa. Defender a causa palestina é uma postura política, legitimar um grupo terrorista é um crime que não pode passar em branco.", afirmou Zacarias na peça enviada ao Tribunal Superior Eleitoral.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.