Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Argentina

Governo Milei quer diplomata de carreira em embaixada no Brasil

Novo nome substituirá político peronista Daniel Scioli, que deixou Brasília e agora integra gestão do ultraliberal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Buenos Aires

O governo de Javier Milei quer enviar um diplomata de carreira que já tenha experiência no Brasil para ser embaixador em Brasília. O perfil difere do último ocupante do cargo, Daniel Scioli, político peronista indicado pelo ex-presidente Alberto Fernández em 2020.

Scioli, que foi candidato à Presidência em 2015, deixou o cargo para integrar a nova gestão ultraliberal como secretário de Turismo, Ambiente e Esportes, gerando críticas de seu ex-chefe. Motivos pessoais também impulsaram sua volta a Buenos Aires, como um problema de saúde de sua filha.

Embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli (esq.), é anunciado como novo secretário de Javier Milei pelo ministro do Interior, Guillermo Francos (dir.).
Embaixador Daniel Scioli (esq.) é anunciado como novo secretário de Javier Milei pelo ministro do Interior, Guillermo Francos (dir.) - Guillermo Francos no X

Até três nomes, ainda não revelados, estão sendo estudados por Diana Mondino, ministra das Relações Exteriores de Milei. Ela é economista e, na estrutura do ministério, também tomou a decisão de se cercar de diplomatas de carreira, o que na Argentina não é obrigatório.

Segundo o portal local El Cronista, a disputa estaria sendo protagonizada por Luis María Kreckler, indicado pelo partido governista A Liberdade Avança e ex-embaixador no Brasil de 2012 a 2015, e uma lista de candidatos promovida pelo PRO, partido do ex-presidente Mauricio Macri.

Os nomes aventados pela legenda são os de Jorge Faurie, ex-chanceler de Macri; Diego Guelar, embaixador da Argentina na China entre 2015 e 2019; e Federico Pinedo, ex-senador próximo a Patricia Bullrich, atual ministra da Segurança e ex-candidata presidencial.

A palavra final sobre o novo representante do país no Brasil, no entanto, é de Milei. Até dezembro, por exemplo, o presidente afirmava que Scioli continuaria no cargo, mas mudou de ideia no fim de janeiro, com a troca sendo oficializada em 15 de fevereiro.

Enquanto o nome não é decidido, a embaixada continua liderada pelo encarregado de negócios, Pablo Antonio de Angelis, antes número dois sob Scioli.

A demora na nomeação é vista como normal, diante de uma agenda externa cheia do novo governo, mas já começa a causar incômodo entre empresários, como no Business 20, grupo dentro do G20, segundo a imprensa argentina.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.