Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Novo critica 'paranoia' sobre uso de expressões tidas como racistas

Pessoas negras filiadas ao partido defendem que racismo não está em palavras e dizem que ministras Marina Silva e Anielle Franco são 'gente famosa falando bobagem'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Novo postou neste sábado (3) vídeo com pessoas negras filiadas ao partido criticando a "paranoia" em relação ao uso de expressões tidas como racistas e chamando de "bobagem" falas das ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Anielle Franco (Igualdade Racial) contra termos que consideram preconceituosos.

O vídeo traz uma gravação em que Marina contesta o uso da expressão caixa preta, que afirma ser uma forma pejorativa de se dirigir às pessoas pretas, e um recorte de Anielle contra o uso de buraco negro, no qual diz que a palavra é racista.

Na filmagem, os filiados do Novo argumentam que "simplesmente mencionar uma cor não tem nada a ver com desprezar uma etnia" e criticam o que veem como "paranoia" que mais atrapalha do que ajuda o combate ao racismo.

"O racismo não está em palavras, está em intenção ou em atitudes", afirma outro filiado. Outro diz que a palavra "preto" pode ser usada com boa ou más intenções. O vídeo cita exemplos de expressões cuja origem tem significado negativo, como a palavra rapaz, que, no latim, quer dizer "aquele que rouba". Também questiona se "sorriso amarelo" e "me deu branco" seriam racistas.

O Novo afirma que a "paranoia" com palavras "afasta a população comum da luta antirracista".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.