Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PT pede ao MP-DF para investigar suposto envenenamento no Carnaval

Usuário de rede social disse ter colocado veneno contra rato e distribuído para pessoas que identificou como integrantes do partido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O PT protocolou junto ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios uma notícia-crime para identificar um perfil em uma rede social e apurar o suposto envenenamento de pessoas identificadas como petistas no Carnaval.

A notícia-crime se refere a uma postagem feita pelo perfil @DanGEloagnel_, que escreveu: "Sabe o que eu fiz hoje? Compre (sic) 25 caixas do chocolate Bis eu coloquei veneno de rato e chumbinho e sai partilhando na rua para todo petista que eu encontrava no Carnaval, que aliás tinha só essa espécie lá."

Presidente do PT, Gleisi Hoffmann, quer que seja investigado suposto crime de envenenamento de petistas
Presidente do PT, Gleisi Hoffmann, quer que seja investigado suposto crime de envenenamento de petistas - Mathilde Missioneiro/Folhapress

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, condenou a postagem. "É uma das chagas do bolsonarismo, disseminar ódio e violência, além de golpistas. Não podemos nunca normalizar isso. Tem de combater e enfrentar", afirmou.

O documento traz um print do texto e diz que a postagem "é explicita ao afirmar que foi distribuído durante o período de carnaval substância alimentícia envenenada, o que, se efetivamente ocorrido, representa grave conduta ilícita."

O partido lembra que artigo do Código Penal diz ser crime o "envenenamento de água potável ou de substância alimentícia ou medicinal" e que é possível "identificar potencial prática, tentada ou eventualmente consumada, do crime de homicídio qualificado."

Além disso, o PT ressalta que as redes sociais podem incitar usuários a reproduzirem condutas semelhantes, o que se enquadraria no delito de incitação ao crime.

"É imprescindível registrar, portanto, a gravidade da conduta relatada e necessidade de devida identificação do responsável pelo perfil juntamente à rede social em questão ("X"), bem como apuração da situação narrada na postagem, com necessária investigação e responsabilização" da pessoa envolvida, escreve o partido na notícia-crime.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.