Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Secretária do Clima pode ser opção técnica para comandar a COP30

Lula, desta forma, evitaria dar destaque para políticos como os ministros Fernando Haddad (Fazenda), coordenador da agenda econômica verde do governo, ou Marina Silva (Meio Ambiente)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O nome da secretária do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Ana Toni, passou a ser citado internamente no governo como uma possibilidade para presidir a COP30, que o Brasil promoverá no ano que vem em Belém (PA).

Ministra Marina Silva ao lado do embaixador André Corrêa do Lago em sessão da COP28, que formalizou o Brasil como sede da COP30
Ministra Marina Silva ao lado do embaixador André Corrêa do Lago em sessão da COP28, que formalizou o Brasil como sede da COP30 - Estevam/Audiovisual/PR

Nesse caso, Lula optaria por um nome mais técnico para o posto, em vez de dar destaque para políticos como os ministros Fernando Haddad (Fazenda), coordenador da agenda econômica verde do governo, ou Marina Silva (Meio Ambiente). A vantagem seria evitar ciumeira no alto escalão.

O Itamaraty, nesse modelo, seria contemplado também. O embaixador André Corrêa do Lago, que já atuou como negociador-chefe do Brasil em outras COPs, repetiria a função agora –mas com mais peso, pelo fato de o evento ocorrer no país.

A expectativa é que a definição dos cargos-chave da COP30 ocorra no máximo até a metade deste ano.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.