Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Ato pela democracia para marcar 60 anos do golpe será no largo de São Francisco, em SP

Manifestação da esquerda em 23 de março quer resgatar simbolismo do local, em que foi lida carta da sociedade civil em 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Movimentos sociais e partidos de esquerda definiram o largo de São Francisco, em São Paulo, onde fica a Faculdade de Direito da USP, como local do ato que farão em 23 de março para marcar os 60 anos do golpe militar de 1964.

Público acompanha leitura de manifesto pela democracia no Largo de São Francisco, em 2022 - Eduardo Knapp/Folhapress

"Pesou muito a questão simbólica, o papel que teve a USP na resistência ao golpe de 64 e no ato de 11 de agosto de 2022, quando houve uma unidade da sociedade civil em defesa da democracia", diz Raimundo Bonfim, coordenador da Central de Movimentos Populares, uma das entidades que promovem a manifestação.

Também participam da organização CUT, MST, UNE e partidos como PT, PSOL e PC do B, entre outros.

Serão quatro temas, segundo Bonfim: 60 anos do golpe, ditadura nunca mais, sem anistia para golpistas e contra o genocídio na Palestina. O recente ato do ex-presidente Jair Bolsonaro na avenida Paulista, em 25 de fevereiro, turbinou a ideia de uma resposta da esquerda.

Ainda não há definição se a manifestação oocorrerá apenas do lado de fora, em frente ao prédio da faculdade, ou também na parte interna. Representantes da sociedade civil e do mundo jurídico estão sendo chamados.

No mesmo dia, haverá outro ato em Salvador (BA) com o mesmo mote, para o qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado. Ele ainda não confirmou presença, no entanto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.