Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Comissão quer zerar pedidos de anistia até 2026 para evitar retrocessos, diz presidente

Órgão ainda registra requerimentos protocolados em 2001 e sem conclusão; atualmente, há cerca de 7.000 processos para serem julgados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A presidente da Comissão de Anistia, Eneá de Stutz e Almeida, quer zerar o estoque de cerca de 7.000 processos em andamento no órgão até o final de 2026, de forma a dar uma resposta a todos que entraram com os pedidos e também para evitar o risco de retrocesso caso seja eleito um governo contrário ao tema.

Ela estabeleceu um calendário de três sessões de julgamento em meses alternados para agilizar o processo. As primeiras acontecem de 20 a 22 de março.

Organizações de direitos humanos em ato realizado em frente ao antigo Doi-Codi, órgão de repressão da ditadura em SP
Organizações de direitos humanos em ato realizado em frente ao antigo Doi-Codi, órgão de repressão da ditadura em SP - Zanone Fraissat/Folhapress

"A gente decidiu seguir a ordem cronológica e tentar julgar o máximo de processos, principalmente dos antigos, o mais depressa possível. Porque você imagina, alguém que entrou com requerimento em 2001 está esperando há 23 anos por um resultado final."

A intenção, diz Almeida, é colocar todos esses cerca de 7.000 processos em julgamento até o final de 2026, final do mandato do presidente Lula (PT). "Porque a gente não sabe o que vai acontecer, né? Então, por um lado, não vale a pena correr o risco de ter outros retrocessos para frente. Por outro lado, essas pessoas precisam ter uma resposta do Estado. É um absurdo que a gente vai completar 60 anos do golpe agora e ainda não finalizamos essa tarefa de reparação. Isso é um absurdo, é indigno."

Para acelerar, a comissão pretende adotar também o recurso do bloco temático. Em março, por exemplo, será julgado o caso de uma pessoa que integrou os Correios na ditadura. A ideia é que esse voto condutor puxe os demais, para que as categorias de processos sejam zeradas paralelamente aos requerimentos por ordem cronológica.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.