Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Todas

Brasileiros que levam em conta gênero na política preferem líderes mulheres, diz pesquisa

Levantamento também aponta que brasileiros consideram políticas mais honestas que homens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pesquisa internacional realizada pelo Instituto Ipsos por ocasião do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, apontou que, entre brasileiros que levam em conta o gênero para definir suas preferências políticas, a maioria gostaria de ser comandada por líderes mulheres.

Do total, 49% dos brasileiros consultados afirmaram não ter preferência em relação ao gênero dos políticos, 32% disseram que prefeririam ser liderados por mulheres, e 17%, por homens, enquanto 3% afirmaram não saber.

.Eleição das coordenadoras da bancada feminina da Câmara dos Deputados, em Brasília
Eleição das coordenadoras da bancada feminina da Câmara dos Deputados, em Brasília - Michel Jesus-22.jul.2022/Câmara dos Deputados

Na média geral, incluindo 31 países, 57% disseram não ter preferência, 19% afirmaram preferir mulheres e 21%, homens.

A pesquisa também aponta que, para 36% dos brasileiros, lideranças políticas femininas são melhores que masculinas para lidar com mulheres de forma justa, enquanto apenas 4% acham que os homens têm melhor desempenho. Outros 36% dizem acreditar que ambos são igualmente bons.

Segundo a pesquisa, 29% dos brasileiros dizem acreditar que políticas mulheres são mais honestas, ao passo que somente 4% afirmam que homens cumprem melhor esse papel. Outros 37% dizem que eles são igualmente bons, e para 19% são igualmente ruins.

O levantamento também mostra que 19% dos brasileiros dizem que já viveram sob a liderança de políticos masculinos, enquanto 9% afirmam que já foram comandados por mulheres, e 59% afirmam acreditar que experimentaram lideranças tanto de homens como de mulheres.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.