Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Edital para obra de universidade bancada por Itaipu será lançado no fim do ano

Abandonada há uma década, Unila será finalizada pela estatal ao custo de R$ 750 milhões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

O edital de licitação para definição da empresa ou do consórcio que ficará responsável por concluir a obra da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), em Foz do Iguaçu (PR), deve ser lançado no final deste ano.

A previsão é do Unops (Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos), organismo das Nações Unidas que em dezembro firmou um convênio com Itaipu Binacional para viabilizar a retomada da obra, abandonada desde 2014.

A hidrelétrica é quem está bancado a obra, estimada em R$ 750 milhões.

construções abandonadas
Obra do campus universitário da Unila projetado por Oscar Niemeyer foi abandonada em 2014 - Divulgação/Unila

O Unops informou ao Painel nesta terça-feira (19) que a contratação da empresa/consórcio vencedor está prevista para o primeiro trimestre de 2025 e que atualmente trabalha na atualização dos projetos de engenharia e arquitetura.

Em nota, a assessoria da Unila reforçou que a participação da estatal elétrica se refere apenas às obras do campus.

"A Unila, como toda universidade pública brasileira, é uma autarquia federal, financiada pelo MEC. E o acordo entre MEC, Unila, Itaipu e Unops refere-se unicamente à finalização do campus e não altera nenhum aspecto da gestão acadêmica, administrativa e financeira da universidade, que segue autônoma, como previsto pela Constituição Federal", afirmou.

A ideia da Unila surgiu no início do segundo mandato do presidente Lula (PT), em 2007, como uma política de integração entre países do Mercosul. As primeiras aulas começaram a ser ofertadas no ano de 2010 e, em paralelo, estava sendo construído o campus universitário, cujo projeto havia sido entregue em 2008 pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Uma parte da obra chegou a ser levantada, mas, em 2014, a estrutura foi abandonada. Atualmente, a Unila está espalhada em locais alugados.

Agora, o UNOPS disse que a atualização dos projetos de engenharia e arquitetura é importante "para que as edificações contemplem as atuais normativas de segurança e acessibilidade, por exemplo".

A retomada das obras com apoio financeiro da Itaipu Binacional foi anunciada pelo presidente Lula em julho de 2023. Em dezembro, houve a assinatura do acordo de cooperação com o UNOPS.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.