Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Governo inicia em maio testes de nova tecnologia para alerta de emergências

Operadoras de telefonia móvel terão 30 dias para implementar a operação em 11 cidades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo inicia em maio testes de uma tecnologia que aperfeiçoa os alertas de emergência de desastres naturais enviados por celulares. Ela foi desenvolvida sob coordenação do Ministério das Comunicações e será apresentada oficialmente nas próximas semanas.

Também ficarão responsáveis pela operação o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e o Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres).

0
Deslizamento de terra no km 73 da serra antiga da Tamoios - Divulgação/Concessionária Tamoios

Os testes da tecnologia, chamada de ‘cell broadcast’, serão iniciados por meio da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). As operadoras terão 30 dias para implementar a operação.

Os testes-piloto serão realizados em 11 cidades: Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Barracão (PR), Paranaguá (PR), São Sebastião (SP), Aracruzes (ES), Ituiutaba (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).

Os usuários receberão avisos em formato pop-up. O alerta também será enviado a quem estiver em área de risco, morando ou não da região. Não será necessário cadastro prévio dos usuários ou indicação de um CEP.

Os alertas informarão sobre a situação daquela área, como o grau de risco e atenção para situações de inundação e enxurrada, por exemplo.

Dependendo do tipo de emergência, um sinal sonoro pode ser emitido no celular, mesmo se o aparelho estiver no modo silencioso. Hoje, os avisos chegam via SMS e apenas para números cadastrados.

"Temos visto o aumento desses desastres e buscamos o que há de mais moderno no mundo para o Brasil. É uma tecnologia que está cada vez mais próxima de ser implantada e levada para todas as cidades brasileiras e que envolve as operadoras, a Anatel e toda a estrutura do governo federal", diz o ministro Juscelino Filho (Comunicações).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.