Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Governo Lula

Ministro defende reajuste de servidores de agências em ofício para Gestão

Silvio Costa Filho diz ser discrepante o fato de remuneração dos servidores das agências ser cerca de 70% do que recebem outros funcionários da gestão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) enviou um ofício à ministra Esther Dweck (Gestão) no qual manifesta "total e irrestrito" apoio à reivindicação dos servidores de agências reguladoras que pedem reestruturação e valorização das carreiras.

No documento, ele afirma que as agências possuem um papel preponderante de regular e fiscalizar diversos setores da economia e cita o "elevado nível de complexidade exigido para regular o setor de infraestrutura", em especial o setor aquaviário, pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), e o aéreo, pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, defende reajuste de servidores em ofício a Gestão
Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, defende reajuste de servidores em ofício a Gestão - Pedro Ladeira/Folhapress

"Considerando as responsabilidades, a importância para a sociedade e, principalmente, o fato de serem órgãos de Estado, torna-se discrepante o fato de que a remuneração dos servidores das agências reguladoras representa, aproximadamente, 70% da remuneração dos quadros de servidores que se enquadram no chamado ciclo de gestão", escreve o ministro.

No ofício, Costa Filho diz que o último reajuste específico para os servidores ocorreu em janeiro de 2017, e que, desde então e até dezembro de 2023, a inflação acumulada no país superou 40%. "Tal defasagem se torna obstáculo na manutenção de um quadro capacitado nas agências, bem como na atração de novos servidores via concurso público", afirma.

A manifestação ocorre após o Coarf (Comitê das Agências Reguladoras Federais) enviar à ministra Esther Dweck e ao ministro Fernando Haddad (Fazenda) um ofício defendendo o reajuste dos servidores.

Para o presidente do Sinagências (Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação), Fabio Rosa, o apoio de Silvio Costa Filho fortalece o pleito dos servidores na mesa da regulação e é uma demonstração de como a reivindicação da categoria é justa."

Em nota, o Ministério da Gestão diz que, no início de 2023, reinstalou a mesa permanente de negociação com os servidores públicos e fechou acordo de reajuste linear de 9% para todos os servidores. Afirma ainda que na primeira reunião da mesa de 2024, realizada em 28 de fevereiro, reafirmou a proposta do reajuste de 9% em duas parcelas, sendo a primeira em maio de 2025 e a segunda em maio de 2026.

"O MGI segue em processo negocial com a entidade representativa das agências reguladoras, onde a reunião da mesa específica e temporárias ocorreu no final de fevereiro", indica o ministério. "A recomposição da força de trabalho na Administração Pública Federal, para recuperar a capacidade de atuação do governo para a execução de políticas públicas, é pauta prioritária do Ministério da Gestão, que vem atuando dentro do possível e dos limites orçamentários para atender às demandas dos órgãos e entidades do Executivo Federal."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.