Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Greca descarta disputar vaga de Moro e admite tentar governo do PR em 2026

Em fim de mandato, prefeito de Curitiba trabalha para eleger o vice nas urnas de outubro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), diz que seu nome não está na lista daqueles que estão de olho na cadeira do senador Sergio Moro (União Brasil), alvo de uma ação judicial que pode cassá-lo.

O nome de Greca é ventilado por correligionários para uma eventual eleição suplementar, mas o próprio prefeito afirma que "não gosta de Brasília".

"Falam sempre que querem que eu seja senador porque eu tenho facilidade de falar e que eu seria um bom tribuno, mas eu não gosto de Brasília. Eu gosto de morar em Curitiba e quero continuar trabalhando com Curitiba e com Paraná", diz Greca, ao ser questionado pelo Painel nesta sexta-feira (15).

homem branco
Rafael Greca (PSD), prefeito de Curitiba - Robson Mafra/AGIF

Em fim de mandato na prefeitura, Greca diz que o plano para 2024 é eleger seu vice, Eduardo Pimentel (PSD), nas urnas de outubro. "O próximo passo é eleger Eduardo a prefeito para que meu legado possa ser ampliado por mais quatro ou oito anos", diz.

Sobre 2026, contudo, o prefeito reconhece disposição em participar do pleito ao governo do Paraná. "Talvez um cargo no Executivo eu pleiteie, mas para isso precisa combinar com os russos, né? Tem que combinar com o povo. O verdadeiro líder vai atrás do seu povo", afirma.

Greca é aliado do atual governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), que conclui seu mandato no Palácio Iguaçu em 2026. Ele já foi eleito três vezes prefeito de Curitiba. O primeiro mandato foi ainda no início da década de 1990. Na disputa de 2000, ele se reelegeu.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.