Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Justiça tranca ação contra lobista alvo da Lava Jato

Milton Lyra foi alvo da operação Rizoma, acusado de participação em fraude em fundos de pensão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A desembargadora Maria do Carmo Cardoso, do TRF-1 (Tribunal Regional da 1ª Região), determinou o trancamento da ação penal sobre lavagem de dinheiro e organização criminosa contra o lobista Milton Lyra, apontado em investigações como operador do MDB no Senado.

Lyra foi um dos alvos da Operação Rizoma, deflagrada em 2018 para investigar desvios em fundos de pensão estatais, como o Serpro (dos servidores de processamento de dados) e o Postalis (dos servidores dos Correios). A Rizoma foi um desdobramento da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro.

Milton Lyra durante evento em São Paulo
Milton Lyra durante evento em São Paulo - Zanone Fraissat-15.mar.2013/Folhapress

Segundo o Ministério Público Federal, o esquema envolvia o envio de valores dos fundos para empresas no exterior. Apesar de parecerem regulares, as remessas referiam-se supostamente a operações comerciais e de prestação de serviços inexistentes.

A decisão do TRF-1 estendeu a Lyra os efeitos de julgamento de junho de 2023 da 3ª Turma do tribunal sobre o empresário Arthur Pinheiro Machado.

Ele foi preso na mesma operação com Lyra, o ex-secretário de comunicação do PT Marcelo Sereno e o ex-chefe de gabinete da presidência dos Correios Adeilson Telles, que também foram contemplados pela decisão da desembargadora.

Na avaliação da Justiça, as denúncias contra Machado, Lyra e os demais estavam embasadas somente na delação premiada do empresário Alessandro Laber, que não foi sustentada pelo levantamento de provas por parte do Ministério Público Federa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.