Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

PEC dos mandatos do STF depende de apoio de Lira, avaliam senadores

Argumento é que, sem concordância do presidente da Câmara, desgaste ficaria apenas com Casa vizinha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Pauta defendida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a PEC (proposta de emenda à Constituição) que fixaria mandatos para ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) depende de apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para começar a ser tocada pelos senadores.

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), cumprimenta presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na abertura do ano legislativo
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), cumprimenta presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na abertura do ano legislativo - Geraldo Magela/Agência Senado

Na avaliação de parlamentares próximo a Pacheco, essa articulação conjunta é necessária para que o desgaste junto ao Supremo não recaia somente sobre o Senado. Um dos exemplos lembrados é a PEC que limita decisões individuais de ministros do STF, aprovada em novembro pelos senadores e que, desde então, não andou na Câmara dos Deputados.

Lira, por sua vez, pediu a líderes partidários que consultassem suas bancadas sobre como reforçar o respeito às prerrogativas parlamentares, com foco em operações policiais em gabinetes de deputados. Nesta semana, Pacheco disse não ser razoável pensar a proibição de medidas cautelares "contra qualquer tipo de segmento ou qualquer tipo de nível de autoridade pública".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.