Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Projeto que criminaliza alteração na bandeira do Brasil avança no Senado

Proposta do senador bolsonarista Cleitinho foi aprovada na Comissão de Defesa da Democracia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Comissão de Defesa da Democracia do Senado aprovou em votação simbólica nesta quarta-feira (6), um projeto de lei do senador Cleitinho (Republicanos-MG) que criminaliza a confecção, distribuição, comercialização e o uso da bandeira nacional com cores e formas alteradas associando a símbolo de partido político, grupos e movimentos sociais.

O projeto ainda prevê que, para quem descumprir a regra, a pena é de detenção de 3 meses a 1 ano ou multa.

Cleitinho é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), cujo eleitorado se apropria do símbolo nacional. A relatoria foi feita por Hamilton Mourão (Republicanos-RS), ex-vice-presidente de Jair Bolsonaro (PL).

homem discursa
Senador Cleitinho (Republicanos-MG) durante discurso na tribuna - Roque de Sá/Agência Senado

Agora, o texto segue para análise da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) já em caráter terminativo.

Procurada pelo Painel nesta quinta (7), a presidente da Comissão de Defesa da Democracia, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), não quis comentar o projeto.

O autor do projeto justifica que a bandeira nacional "é perene e não pode ser descaracterizada".

"Não importa a orientação política, a ninguém é dado o direito de subverter as cores da nossa bandeira nacional", disse Cleitinho, logo ao apresentar o texto, em outubro do ano passado.

Ao Painel, o senador disse nesta sexta (8) por mensagem que "os símbolos nacionais devem ser respeitados" e citou a rumorosa exposição da Caixa Econômica Federal cancelada após protestos de parlamentares da oposição e do centrão, em outubro do ano passado.

A exposição – chamada "O Grito!" - reunia trabalhos de sete artistas diferentes, incluindo Marília Scarabello, que levou sua obra "Bandeira", com releituras da bandeira do Brasil a partir de imagens catalogadas pela artista desde 2016.

Em um dos trabalhos, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e o ex-ministro da Economia Paulo Guedes tinham suas fotografias inseridas em uma lata de lixo com a estampa da bandeira nacional. Outro trabalho exibia uma ilustração do ex-presidente Bolsonaro agachado, defecando sobre a bandeira do Brasil.

"Todo mundo é livre para defender suas ideias, mas o limite do respeito deve sempre prevalecer", disse Cleitinho.

Em seu parecer favorável ao projeto, Mourão afirmou que a proposta contribui "para a manutenção do respeito às leis e dos símbolos nacionais, expressão fundamental do espírito cívico e republicano".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.