Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Eleições 2024

PSOL abre brecha para aliança com partidos que não são de esquerda

Resolução do diretório nacional diz que casos especiais poderão ser analisados por instâncias partidárias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Embora tenha vetado alianças com partidos de fora do arco de esquerda na eleição municipal deste ano, o PSOL abriu uma brecha para coligações mais ao centro.

0
O candidato do PSOL a prefeito de SP, Guilherme Boulos, ao lado da ministra Marina Silva, da Rede - Marlene Bergamo/Folhapress

Ela consta da resolução do diretório nacional da legenda aprovada nesta segunda-feira (25). Segundo o documento, caberá uma "avaliação política local" e autorização da direção partidária em casos excepcionais.

Em cidades com menos de 200 mil habitantes, a instância decisória será o diretório estadual correspondente e nas maiores, o diretório nacional.

A brecha foi aberta para casos em que, por exemplo, o diretório local de um partido como PSDB ou MDB tiver atitude de apoio ao governo Lula e enfrentamento ao bolsonarismo. Assim, uma aliança para barrar um nome da direita poderia se justificar.

Além disso, o PSOL decidiu fazer um gesto à Rede Sustentabilidade, partido com o qual está federado, e que tem uma postura mais flexível a alianças fora do campo da esquerda.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.