Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Comissão pede informações sobre inquéritos arquivados por acusados no caso Marielle

Pedido quer apurar possível ação de delegados para atrapalhar investigação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados pediu à Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro informações sobre os processos arquivados pelos delegados Giniton Lages e Rivaldo Barbosa, implicados na morte de Marielle Franco e Anderson Gomes.

Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Policia Civil do Rio de Janeiro, foi preso pela Polícia Federal
Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Policia Civil do Rio de Janeiro, foi preso pela Polícia Federal - Daniel Ramalho/AFP

Presidente do colegiado, a deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) afirma que o pedido busca analisar o desarquivamento desses processos.

Ela diz que a solicitação foi feita considerando a possibilidade de que os delegados tenham "atuado, dolosamente, prevaricado, ou efetuado investigação precária e lenta, bem como opinado pelo arquivamento, nos casos de homicídios em suas áreas de atuação."

Segundo as investigações, Lages é suspeito de obstruir a investigação da morte da vereadora e do motorista. Já Barbosa teria ajudado os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão a arquitetar os assassinatos.

A comissão pediu cópias dos inquéritos policiais que tiveram atuação de ambos, instaurados para apurar homicídios em suas circunscrições, além de cópia dos respectivos laudos de necropsia psicológica emitidos nesses períodos.

"Essa solicitação é fundamental para garantir transparência e responsabilização no processo de investigação de outros crimes. É dever da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial zelar pela integridade e pela justiça em casos que impactam diretamente a vida e a segurança dos cidadãos", afirma a deputada.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.