Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu violência São Paulo

Roubos na Baixada Santista têm menor patamar da história, diz Secretaria de Segurança

Derrite atribui queda à terceira fase da Operação Verão; críticos apontam saldo total de 51 mortos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O número de roubos nos municípios da Baixada Santista chegou a 852 em fevereiro, queda de 17,5% em relação ao mesmo mês de 2023 e o menor número desde o início da série histórica, em 2001, segundo balanço da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

Na série histórica, apenas nos meses de fevereiro de 2001 (896), 2021 (963), 2022 (921) e, agora, de 2024, que o índice ficou abaixo de 1.000 roubos.

Base da operação Verão da Policia Militar estacionada na Praça das Bandeiras, em Santos
Base da operação Verão da Policia Militar estacionada na Praça das Bandeiras, em Santos - Rubens Cavallari/Folhapress

O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, atribui a queda à terceira fase da Operação Verão, iniciada em fevereiro e que também teria impactado outros indicadores, como roubos de veículos e furtos em geral.

"A terceira fase da Operação Verão é uma resposta à sociedade ao avanço da criminalidade na Baixada Santista", afirma. "Em um único mês já demonstramos, com o reforço policial e uma atuação com base em informações de inteligência, a redução significativa dos principais indicadores criminais."

A ação tem recebido críticas relacionadas ao saldo total de mortes —na última sexta-feira (22), mais três pessoas morreram em ações relacionadas à operação, elevando o total para 51.

Na ocasião, a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) declarou que todos os casos de mortes em confronto são rigorosamente investigados pela Polícia Civil e Militar, com acompanhamento do Ministério Público e Poder Judiciário.

No caso de furtos em geral, segundo o balanço da SSP, a queda foi de 3,2%, de 2.601 para 2.517. Segundo a pasta, houve 2.158 infratores presos ou apreendidos nos dois primeiros meses do ano, sendo 831 eram foragidos da Justiça. Além disso, a apreensão de drogas em fevereiro na Baixada Santista totalizou 612 quilos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.