Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Secretário do PR diz que livro 'O Avesso da Pele' pode ser redistribuído para educação de jovens

Governo estadual estuda destinar obra recolhida do Ensino Médio para escolas com alunos que têm mais de 18 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

No Paraná, a secretaria da Educação ainda não bateu o martelo sobre o destino do livro "O Avesso da Pele", retirado das escolas de Ensino Médio no início do mês.

Mas o secretário da pasta, Roni Miranda, antecipou ao Painel nesta quarta-feira (20) que uma das possibilidades é que a obra do escritor Jeferson Tenório seja redistribuída para alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos), que têm mais de 18 anos de idade.

"Primeiro estamos fazendo uma avaliação pedagógica, que deve ser concluída na semana que vem. Mas há possibilidade agora de a gente encaminhar para as escolas com EJA. Há uma tendência a este caminho. Só estamos aguardando a conclusão da análise pela equipe pedagógica", disse Roni, logo após o evento que marcou a adesão do Paraná ao programa federal Pé-de-Meia, voltado ao Ensino Médio.

Ele disse que há cerca de 700 exemplares do livro no Paraná.

homem
Secretário estadual da Educação no Paraná, Roni Miranda - Divulgação/Seed-PR

"Eu li o livro. Ele é bom, é de qualidade. Porém, as páginas 29 e 30 têm uma linguagem obscena, vulgar, chula. E a escola tem que fazer um trabalho de nortear. Por exemplo: se você vai assistir a um filme hoje, tem uma classificação de idade. Se este livro se transformasse em filme, ele provavelmente seria um filme classificado para mais de 18 anos", justificou o secretário.

Miranda também disse que o livro foi retirado após reclamação de pais de alunos. "Hoje nós temos uma sociedade mais conectada e, quando saiu a polêmica nas redes sociais, eles [os pais] foram procurar se o livro tinha nas escolas", comentou ele.

Questionado sobre o fato de o livro ter sido incluído no catálogo disponível para o Ensino Médio após análise do Ministério da Educação, o secretário afirmou que "respeita a decisão, mas nem tudo a gente concorda".

Em Curitiba para o evento ligado ao Pé-de-Meia, o ministro da Educação, Camilo Santana, disse ao Painel que o "Estado tem autonomia" e lembrou que o catálogo do MEC que incluiu o livro foi elaborado ainda pela gestão anterior, no ano de 2021.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.