Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Câmara de SP aprova dar nome de Rita Lee ao parque Ibirapuera

Projeto de autoria de Luna Zarattini (PT) e Milton Leite (União) ainda passará por 2ª votação; cantora era frequentadora do local

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (10), em primeira votação, o projeto que propõe a incorporação do nome de Rita Lee ao parque Ibirapuera. A homenagem foi proposta em maio do ano passado pela vereadora Luna Zarattini (PT), dois dias após a morte da cantora.

O projeto também é assinado pelo presidente da Câmara Municipal, Milton Leite (União Brasil), que estava como prefeito em exercício da capital na dia da morte da cantora.

O velório de Rita aconteceu no Planetário do parque, do qual foi frequentadora ao longo da vida.

O projeto ainda precisa passar por mais uma votação no Legislativo paulistano e pela sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB) para que entre em vigor e o local passe a ser denominado parque Ibirapuera-Rita Lee.

Rita Lee durante show no parque Ibirapuera, em São Paulo
Rita Lee durante show no parque Ibirapuera, em São Paulo - Evelson de Freitas-21.nov.2010/Folhapress

"Rita Lee e o parque do Ibirapuera são dois grandes símbolos da cidade de São Paulo e estão no imaginário de milhares de paulistanos e paulistanas quando pensamos na nossa cidade. Rita Lee era visita frequente no parque e já declarou publicamente seu afeto pelo Ibirapuera", diz a vereadora.

A vereadora também aponta que a cantora conta em sua autobiografia que fazia piqueniques familiares no parque, que é citado em canções como "Vírus do Amor" e "Minas de Sampa", e que o cenário da fotografia de capa de seu terceiro álbum com a banda Tutti Frutti, "Entradas e Bandeiras", é o Ibirapuera.

"Rita uma vez disse que ao morrer poderia ter seu nome entregue a uma rua ou praça. Nada mais digno que seu nome esteja presente no Parque Ibirapuera. Um patrimônio dá nome a outro", conclui Luna.

A vereadora Luna Zarattini (PT) durante estreia do filme "O que nos espera", em São Paulo
A vereadora Luna Zarattini (PT) durante estreia do filme "O que nos espera", em São Paulo - Marlene Bergamo-12.ago.2023/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.