Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Governo Lula medicina inss

CGU vai analisar programa de alimentação escolar, INSS e Mais Médicos

Avaliação inclui sorteios a municípios e entrevistas com beneficiários e usuários das iniciativas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A CGU (Controladoria-Geral da União) vai replicar a análise que fez do CadÚnico e das famílias unipessoais do Bolsa Família a outras políticas públicas do governo federal, como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e as perícias e atendimento no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O órgão estabeleceu um cronograma de avaliações colaborativas dentro da CGU Presente, que busca aperfeiçoar as políticas federais implementadas nos estados e municípios.

Presidente Lula (PT) e Zé Gotinha durante cerimônia de sanção do Mais Médicos no Palácio do Planalto
Presidente Lula (PT) e Zé Gotinha durante cerimônia de sanção do Mais Médicos no Palácio do Planalto - Xinhua/Lucio Tavora

O foco atual está na PNAE e o acesso dos agricultores familiares a oportunidades de aquisição. Em julho, será a experiência do segurado do INSS com perícia e atendimento nas agências. Em outubro, o SUS (Sistema Único de Saúde) e os incentivos financeiros a municípios na atenção primária à saúde.

Em novembro, depois das eleições, a análise será feita no Mais Médicos, nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e no programa Brasil Sorridente. Para cada uma dessas avaliações serão sorteados 60 municípios.

Também estão previstas fiscalizações em parcerias com ministérios, como o censo escolar, para revisar variações significativas em matrículas, o programa de cisternas, para acompanhar a instalação e uso de equipamentos para acesso à água, e respostas a desastres, com objetivo de verificar o cumprimento das ações de entrega dos suprimentos e serviços à população afetada. Nesses dois últimos casos —cisternas e desastres—, não haverá sorteio de municípios, por ambos ocorrerem em áreas específicas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.