Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Dengue medicina

Deputado quer obrigar fornecimento de repelente contra dengue a beneficiários de programas sociais

Proposta prevê distribuição do produto preferencialmente em unidades básicas de saúde para facilitar o acesso das famílias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Líder do PSB na Câmara, o deputado Gervásio Maia (PB) apresentou um projeto para obrigar o fornecimento gratuito de repelentes contra dengue a pessoas inscritas no CadÚnico (Cadastro Único), de preferência em unidades de saúde, como uma resposta rápida para enfrentar a epidemia no país.

UPAs da capital paulista acumulam casos de dengue e gripe
UPAs da capital paulista acumulam casos de dengue e gripe - Ronny Santos/Folhapress

Segundo o texto, as despesas com a ação ficariam a cargo das dotações orçamentárias disponibilizadas ao SUS (SUS) para a atenção primária à saúde.

O texto prevê que o fornecimento se daria preferencialmente em unidades básicas de saúde e determina que os critérios de quantidade e a forma da oferta gratuita de repelentes aos beneficiários serão definidos em regulamento.

Na justificativa, o parlamentar argumenta que a doença representa um desafio para o país. "A epidemia de dengue no Brasil é um desafio complexo que requer uma abordagem abrangente e coordenada por parte das autoridades de saúde, da sociedade civil e de outros atores envolvidos", afirma Maia. "Mas o fornecimento de repelentes às famílias inscritas no Cadastro Único é uma resposta rápida em meio ao quadro caótico que assola o país."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.