Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu indígenas

Ex-secretário nega subnotificação de mortes de yanomamis na gestão Bolsonaro e exige provas

Raphael Parente diz que justificativa da Saúde para aumento de óbitos no governo Lula é cortina de fumaça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ex-secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde no governo Jair Bolsonaro, Raphael Parente diz que a gestão Lula usa a tese de subnotificação de mortes de yanomamis na administração anterior como "cortina de fumaça para mascarar sua incompetência".

0
Criança yanomami com desnutrição grave internada no Polo Base de Surucucu, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima - Lalo de Almeida/Folhapress

"Óbito é algo binário, ou a pessoa está morta ou viva. Em tese seria possível até subnotificar a causa, mas a morte em si não tem como. Vai ressuscitar a pessoa, dizer que não morreu? Isso não existe", afirma.

A suposta subnotificação das mortes de yanomamis na gestão Bolsonaro é o principal argumento da atual gestão da Saúde, comandada pela ministra Nísia Trindade, para justificar o aumento no número de óbitos em 2023. Foram 363, contra 343 em 2022, último ano do governo anterior.

"Se eles estão alegando que a gente subnotificou, eles que têm que provar. E a mídia tem que cobrar as provas, não aceitar essa afirmação passivamente", diz Parente, que ocupou o cargo de secretário de junho de 2020 até o final do governo Bolsonaro, trabalhando com os ministros Eduardo Pazuello e Marcelo Queiroga.

Para Parente, falar em subnotificação é uma maneira de mascarar a falta de ações efetivas do atual governo para resolver a crise dos yanomamis. "O atual governo fez um teatro e não conseguiu melhorar a situação. O problema é complexo, não estou dizendo que seja algo fácil de solucionar. Mas não é com bravata que se vai fazer", afirma.

O ex-secretário também critica a atual gestão pela epidemia de dengue. "O Ministério da Saúde está confiando totalmente nessa vacina do Butantan, que ainda é uma promessa e não vai ficar pronta para 2024 e talvez nem 2025. Enrolaram, não compraram vacinas importadas, não fizeram incorporação tecnológica. E agora é tarde", afirma.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.