Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Direita espera ajuda de Trump contra STF, mas se diz contra sanções

Parlamentares brasileiros afirmam que vitória de republicano em novembro daria grande impulso a pressão contra 'censura'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Parlamentares de direita avaliam que a eventual eleição de Donald Trump nos EUA em novembro será um ponto de inflexão na pressão internacional sobre o STF e o governo brasileiro contra o que eles classificam como censura nas redes e autoritarismo.

Os contatos com lideranças próximas ao ex-presidente e candidato devem se intensificar nos próximos meses.

Encontro de Jair Bolsonaro e Donald Trump na Casa Branca, em 2019 - Getty Images

Em entrevista recente ao programa Roda Viva, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) mencionou a possibilidade de sanções americanas contra o Brasil, como ocorre com relação à Venezuela. "Não estou defendendo, estou dizendo que pode acontecer. Sanções podem ser impostas com a percepção de que a democracia não é plena aqui", afirmou.

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), um dos mais atuantes contra decisões do STF, afirma que a vitória de Trump seria fundamental na atuação da direita. "Ter um presidente nos EUA, principal potência mundial, como aliado contra a censura, nos ajudaria muito".

Ele diz ser contra sanções, no entanto. "Não vou advogar sanções contra o meu próprio país. Isso não está no meu radar".

A deputada Bia Kicis (PL-DF) vai na mesma linha. "Com certeza a eleição de Trump ajuda, porque ele se opõe à censura. Mas nunca falamos sobre sanção. O que se pretende é que os ventos possam mudar", afirma.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.