Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu São Paulo Enel

Governo Lula estuda criar conselho de consumidores para fiscalizar empresas de energia

Proposta foi discutida em reunião entre o ministro de Minas e Energia e deputados de esquerda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo Lula estuda a criação de um conselho de consumidores, vinculado à estrutura federal, para fiscalizar as concessionárias de distribuição de energia. A ideia ganhou impulso no contexto das críticas ao serviço prestado pela Enel em São Paulo.

Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, durante entrevista à Folha
Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, durante entrevista à Folha - Pedro Ladeira-2.abr.2024/Folhapress

O projeto foi discutido em reunião na quarta-feira (10) entre o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e deputados federais paulistas de esquerda.

Um dos participantes do encontro foi Guilherme Boulos (PSOL), o que irritou o prefeito Ricardo Nunes (MDB), seu adversário na eleição de outubro, que se viu escanteado. A situação da Enel foi o principal tema da conversa.

Na reunião, o tema surgiu quando o deputado federal Rui Falcão (PT-SP) relatou ao ministro que nos anos 1980 tinha conhecido empresas do setor elétrico durante viagem aos EUA, e que no país os consumidores tinham voz ativa em conselhos de fiscalização. Silveira então revelou que planeja algo similar no Brasil.

A ideia estudada pelo ministério é criar um órgão oficial, que faria parte da estrutura do governo federal. Teria dotação orçamentária própria e participação do Ministério da Justiça e de representantes de consumidores de energia da indústria, comércio, residências e setor rural, entre outros.

No ministério, discute-se a possibilidade de que os recursos para formação e atuação do conselho venham das próprias distribuidoras no processo de renovação das concessões.

Silveira já disse que pretende "arrancar até a última gotinha" dessas empresas para fazer a renovação dos contratos de concessão.

Atualmente, as concessionárias já são obrigadas a criar conselhos de consumidores nos estados em que atuam. A Enel, por, exemplo, tem conselhos em São Paulo e Rio de Janeiro. No entanto, eles não estão vinculados ao poder público.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.