Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Governo Lula

Janja diz que se vê como articuladora e que tem total autonomia

Em reportagem da BBC sobre primeiras-damas, esposa do presidente Lula (PT) afirma não haver hierarquia entre ela e o marido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Casada com o presidente Lula (PT), Rosângela da Silva, a Janja, afirma ter um papel de articuladora e diz que, desde a campanha eleitoral, queria ressignificar o posto de primeira-dama por não ter o perfil tradicional de anfitriã de eventos de caridade e que visita instituições filantrópicas.

Presidente Lula e primeira-dama Janja em inauguração da Impa Tech, no Rio de Janeiro
Presidente Lula e primeira-dama Janja em inauguração da Impa Tech, no Rio de Janeiro - Mauro Pimentel/AFP

As declarações estão em uma reportagem da BBC sobre primeiras-damas. "Meu papel é de articuladora, que fala sobre política pública. Nós [Janja e o presidente] podemos estar em espaços diferentes e falando a públicos diferentes quando necessário", afirma.

Janja cita o episódio em que foi criticada por ir ao Rio Grande do Sul durante as fortes chuvas que atingiram o estado —opositores disseram que, como ela não tinha cargo público, a primeira-dama estaria indo além de seu papel.

"[Lula] me dá total autonomia para eu fazer o que faço", ressalta, acrescentando não haver hierarquia entre ela e o presidente.

Ela diz se tratar de escolhas. "É sobre quebrar a caixa na qual as primeiras-damas são forçadas a entrar", disse. "É sobre não ter essa caixa. Ela pode fazer o que quiser."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.