Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Lula inaugurou estátua de João Cândido e o chamou de herói

Postura do presidente em mandato anterior contrasta com cautela agora com relação ao líder da Revolta da Chibata, criticado em nota da Marinha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu silenciar sobre a polêmica nota da Marinha contrária à inscrição do marinheiro João Cândido, líder da Revolta da Chibata, no Livro dos Heróis da Pátria.

O presidente Lula e aliados em inauguração de estátua de João Cândido, em 2008, no Rio - Rafael Andrade/Folhapress

A postura contrasta com a defesa enfática de Cândido feita por Lula no passado. Em novembro de 2008, em seu segundo mandato presidencial, ele inaugurou uma estátua do marinheiro no Rio de Janeiro. "Precisamos aprender a transformar os nossos mortos em heróis", declarou, em referência a Cândido.

Também comparou-o a outros ícones da esquerda, como o guerrilheiro Carlos Marighella e o militante comunista Gregório Bezerra.

Em seu terceiro mandato, o presidente tem adotado uma atitude mais cautelosa com relação a temas militares, buscando não antagonizar as Forças Armadas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.