Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Presidente de associação chama Lira de 'autêntico macho alfa nordestino'

Mariana Lisbôa, da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal, fez referência ao reivindicar políticas públicas e corporativas para mulheres

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A presidente da Abaf (Associação Baiana das Empresas de Base Florestal), Mariana Lisbôa, chamou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de "um autêntico macho alfa nordestino" durante almoço com políticos e empresários na última sexta-feira (12).

As declarações foram feitas durante discurso em que Lisbôa reivindicava políticas públicas e de empresas que ampliem a presença de mulheres no setor e, principalmente, em cargos de liderança.

"Presidente [Arthur Lira], se o senhor que é essa potência, um autêntico macho alfa nordestino, símbolo de status e de poder, líder absoluto de seus pares, dos quatro cantos do país, sente essa resistência (dos nordestinos serem ouvidos), imagine o esforço que eu faço, como mulher e como baiana, para transitar, ser ouvida e credibilizada em ambientes eminentemente masculinos e paulistanos", disse.

A referência ocorreu ao final de uma semana em que Lira saiu chamuscado com a decisão do plenário da Câmara de manter a prisão do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), acusado de ser o mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco, em 2018.

Pressionado, Lira também vociferou contra o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, chamando-o de "incompetente".

O almoço, realizado em Salvador (BA), contou com a presença do vice-presidente do União Brasil, ACM Neto e dos deputados Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSD-BA).

Lisbôa, a primeira mulher a presidir a Abaf em duas décadas, afirmou que, no setor florestal, as mulheres respondem apenas por 18% da força de trabalho —desse percentual, 12% são de diretoria e 10% dos cargos são de CEO.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.