Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Congresso Nacional

Centro de Liderança Pública rejeita emenda que aumenta salário de juízes

Conhecida como PEC do Quinquênio, ela prevê reajuste de 5% a cada cinco anos e seria compensada pelo fim dos supersalários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou posição contrária a uma proposta discutida na Comissão de Constituição e Justiça do Senado que pretende condicionar a aprovação da chamada "PEC dos quinquênios" à dos supersalários.

Sessão da Comissão de Constituição e Justiça do Senado - Geraldo Magela/Agência Senado

O tema entrou em pauta nesta quarta-feira (10) na comissão. A votação casada é defendida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e pelo da CCJ, Davi Alcolumbre (União-AP). A PEC prevê aumento salarial de 5% para juízes e promotores a cada cinco anos, e representaria aumento de gasto.

Isso seria compensado pela aprovação de uma medida que acabaria com penduricalhos que façam salários no serviço público ultrapassar os vencimentos recebidos por ministros do STF. Para o CLP, a estratégia não se justifica.

"Não faz sentido conceder um benefício para acabar com outro, até porque continuaríamos tendo um prejuízo de pelo menos R$ 2 bilhões. Por isso é fundamental que o projeto que acaba com os supersalários avance sem a eventual aprovação dos quinquênios", afirma Tadeu Barros, diretor-presidente da organização.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.