Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu chuva Chuvas no Sul

Deputado quer transferir COP30 de Belém para Porto Alegre

Segundo Alex Manente, mudança seria importante para mostrar consequências práticas do aquecimento global

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O líder do Cidadania na Câmara dos Deputados, Alex Manente (SP), defende transferir a sede da COP 30, que ocorrerá em novembro de 2025, de Belém (PA) para Porto Alegre (RS). Ele pretende levar a sugestão para os demais líderes partidários na Casa.

Imagem de Porto Alegre inundada em razão das fortes chuvas - Ricardo Stuckert/AFP

A mudança, diz Manente, seria uma forma de chamar a atenção para as consequências práticas das mudanças climáticas. A capital gaúcha e grande parte do estado vivem uma enchente histórica provocada por chuvas muito acima do normal.

Além disso, afirma o parlamentar, a realização do evento climático da ONU em Porto Alegre ajudaria na reconstrução da cidade.

"Porto Alegre como palco da COP30 seria uma vitrine para o mundo testemunhar os impactos concretos e devastadores do aquecimento global. Precisamos mostrar como as adversidades climáticas estão remodelando nossas vidas e convocar uma ação coletiva para enfrentar este desafio global", diz o deputado.

Como mostrou a Folha, integrantes do governo Lula discutem reservadamente há alguns meses a mudança de sede da COP 30, em razão da preocupação com a falta de estrutura, sobretudo hoteleira, da capital paraense para recepcionar a conferência.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.