Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Chuvas no Sul

Frente parlamentar propõe suspensão da cobrança de novos impostos de empresas do RS

Documento será apresentado ao vice-presidente Geraldo Alckmin na tarde desta quarta-feira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A Frente Parlamentar de Comércio e Serviços e a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços vão propor em reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) nesta quarta-feira (15) medidas para ajudar os setores de comércio e serviços do Rio Grande do Sul, estado afetado por fortes chuvas.

Ponte alagada que liga Arroio do Meio e Lajeado, no Rio Grande do Sul
Ponte alagada que liga Arroio do Meio e Lajeado, no Rio Grande do Sul - Nelson Almeida/AFP

Entre as propostas está a suspensão da cobrança de novos tributos, até o final do ano, sem juros e multa, e estender a prorrogação de cobrança para os parcelamentos tributários em vigor. Também defendem a redução das alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e do imposto de importação a zero por ato direto do Executivo —eles citam como exemplo a pandemia de Covid-19.

A frente e a Unecs pedem a criação de linhas de crédito facilitada com valores subsidiados, com juros reduzidos e carência no pagamento para reconstrução dos empreendimentos e viabilização da reabertura das empresas. Defendem ainda empréstimos para as pessoas reconstruírem suas casas, com prazo de carência ampliado para início de pagamento e juros reduzidos.

Outra medida que será levada é a necessidade de um plano de refinanciamento de dívidas para as empresas, com isenção de juros e multa ou juros reduzidos, com prazo de pagamento de 180 meses e com carência para o começo do pagamento.

A FCS e a Unecs também defendem a adoção de medidas excepcionais aprovadas na pandemia, como o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) e o auxílio emergencial.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.