Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Justiça determina que Metrô opere com 100% da capacidade no pico em caso de greve

Funcionamento terá que ser com o mínimo de 50% da capacidade nos demais horários; paralisação deve acontecer na quarta (22)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Tribunal Regional do Trabalho determinou ao Sindicato dos Metroviários de São Paulo que o Metrô deverá manter o funcionamento em 100% nos horários de pico (das 6h às 9h e das 16h às 19h) e 50% nos demais horários em caso de confirmação da greve que está prevista para quarta-feira (22).

A decisão se deu a partir de pedido do Metrô. Em caso de descumprimento da decisão, o sindicato será multado em R$ 100 mil.

Metroviários anunciaram indicativo de greve em SP
Metroviários anunciaram indicativo de greve em SP - Adriano Vizoni - 28.nov.23/Folhapress

A Justiça também determinou que a entidade sindical não pratique ações que impossibilitem o ingresso dos empregados aos seus postos de trabalhos ou impeçam a circulação dos trens.

O sindicato aprovou indicativo de greve para quarta (22). As reivindicações incluem a recontratação de oito colaboradores demitidos na última greve, efetivação de 115 agentes de segurança aprovados no concurso de 2019 e um reajuste salarial maior que o de 2,77% proposto.

Em sua decisão, o desembargador Davi Furtado Meirelles também ressaltou que o Metrô deve manter a operação regular do transporte, pois em ocasiões anteriores argumentou insegurança em relação à prestação de serviços de maneira parcial e tentou transferir toda a responsabilidade para o sindicato e os trabalhadores.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.