Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Maioria discorda de que urnas foram fraudadas para favorecer Lula, mostra pesquisa

Levantamento Genial/Quaest aponta ainda que quem tem ensino médio completo ou incompleto apresenta suspeição maior em relação às urnas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A maioria dos brasileiros com 16 anos ou mais discorda de que as urnas foram fraudadas em 2022 para favorecer o presidente Lula (PT), mostram resultados de pesquisa Genial/Quaest realizada de 2 a 6 de maio.

Para o levantamento, foram realizadas 2.045 entrevistas presenciais com brasileiros com 16 anos ou mais em 120 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Funcionário da Justiça Eleitoral transporta urnas usadas no 2º turno das eleições de 2022
Funcionário da Justiça Eleitoral transporta urnas usadas no 2º turno das eleições de 2022 - Xinhua/Lucio Tavora

O resultado mostra que 56% discordam de que houve fraude nas urnas em 2022 para favorecer o petista, enquanto 35% concordam com a afirmação e 1% não concorda nem discorda. Os demais não sabem ou não responderam.

A desconfiança das urnas é maior entre homens: 39% concordam com a frase sobre fraude, ante 32% das mulheres. No recorte por idade, os jovens de 16 a 34 anos estão entre aqueles com suspeição maior: 38% concordam com a afirmação de que as urnas foram fraudadas para favorecer Lula. No entanto, 57% deles discordam da frase, mesmo patamar de pessoas com 60 anos ou mais.

Já por escolaridade, quem tem ensino médio completo ou incompleto concorda mais com a frase sobre fraude (39%). Os entrevistados com ensino superior incompleto ou mais estão entre os que mais discordam (59%).

A pesquisa também traz segmentação por religião. Enquanto 30% dos católicos ouvidos concordam que houve fraude às urnas para beneficiar o petista e 62% discordam, entre os evangélicos há um empate: 46% concordam e 45%, discordam.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.