Painel

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Catarina Scortecci e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu concurso público

Movimentos pressionam Congresso contra retrocessos em cotas no serviço público

Mais de 500 entidades enviam carta a parlamentares e pedem ampliação de vagas para incorporar indígenas e quilombolas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Cerca de 500 organizações sociais e do movimento negro recolhem assinaturas para enviar uma carta a parlamentares contra o que veem como ameaças à lei que trata de cotas raciais no serviço público e na qual defendem a ampliação de 20% para 30% da destinação de vagas para negros, incorporando indígenas e quilombolas.

Ex-presidente Dilma Roussef sanciona lei que dispõe sobre cotas no Serviço Público Federal
Ex-presidente Dilma Roussef sanciona lei que dispõe sobre cotas no Serviço Público Federal - Joel Rodrigues/Folhapress

A lei foi sancionada em 2014 pela ex-presidente Dilma Rousseff, mas tinha vigência de 10 anos. A proposta que tramita no Senado busca prorrogar esse prazo por mais 10 anos, além de ampliar de 20% para 30% a reserva das vagas em concursos para negros, indígenas e quilombolas.

O documento em defesa das cotas é assinado por entidades como Uneafro Brasil, Movimento Negro Unificado, Geledés, além de organizações como Oxfam Brasil, Fundação Lemann, CUT (Central Única dos Trabalhadores) e MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e núcleos de pesquisas de universidades públicas.

Na carta, os movimentos e entidades pedem que seja mantido o caráter racial das cotas no serviço público e citam ameaças representadas por emendas de parlamentares da oposição, como a do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que quer instituir cotas sociais. Também pressionam para que o projeto seja apreciado o quanto antes, diante da proximidade do prazo de fim de vigor da lei.

"O objetivo da política pública é promover a diversificação do perfil dos servidores públicos federais para que se reflita a realidade da sociedade brasileira", escrevem.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.