Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Pesquisa mostra que 1 em 4 brasileiros considera desigualdade maior problema

Levantamento foi feito pelo instituto Ipsos em 29 países

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Brasil é o país em que a desigualdade é avaliada por mais pessoas proporcionalmente como o principal problema social, dentre 29 nações avaliadas por uma pesquisa global do instituto Ipsos.

Área nobre no Rio de Janeiro ao lado de favela - Getty Images

Entre os brasileiros, 24% das pessoas têm essa percepção, contra média de 10% dos países que são objeto do levantamento. Em segundo lugar vêm Índia e Colômbia, onde 18% da população consideram a desigualdade o maior problema.

A pesquisa constatou ainda que 47% das pessoas em todos os países pesquisados avaliam que mais ações precisam ser tomadas para combater a desigualdade, índice que sobe para 61% no Brasil.

O levantamento mostrou também que 38% dos brasileiros acreditam que o sucesso na vida se deve mais a mérito e esforço, contra 34% que creem que essa condição se deve sobretudo a fatores fora do controle das pessoas.

Entre os países pesquisados pelo Ipsos estão também Peru, Argentina, México, Coreia do Sul, Hungria, África do Sul, EUA, Itália e Reino Unido.

A pesquisa foi realizada entre 23 de fevereiro e 8 de março, com cerca de 1.000 pessoas em cada país, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.