Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PT já costura alianças eleitorais de olho no Senado em 2026

Partido tenta frear onda conservadora que possa dar mais força à oposição na Casa nas próximas eleições

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O PT tem buscado costurar alianças para candidaturas a prefeitos e vice-prefeitos nas eleições de outubro já com a preocupação de negociar apoio para o Senado nas eleições em 2026, em meio ao temor de que a oposição ganhe ainda mais força na Casa na próxima legislatura.

Lula e Ministros visitam área devastada do bairro Passo de Estrela, em Cruzeiro do Sul
Lula e Ministros visitam área devastada do bairro Passo de Estrela, em Cruzeiro do Sul - Anselmo Cunha/Folhapress

O partido tem enfrentado dificuldades para barrar propostas conservadoras no Senado. Só neste ano viu ser aprovada uma PEC (proposta de emenda à Constituição) que criminaliza porte e posse de drogas, em resposta ao julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) que pode descriminalizar a maconha para uso pessoal. O texto foi aprovado em primeiro turno por 53 votos a 9 e, em segundo turno, por 52 a 9. O PT ficou isolado ao orientar contra a PEC.

O Senado também impôs outras derrotas ao governo, entre elas a rejeição do indicado por Lula para o comando da DPU (Defensoria Pública da União) após um desgaste com um seminário sobre aborto legal que seria organizado pelo órgão. Sem falar na participação na derrubada de vetos de Lula, como na última sessão do Congresso.

Em 2022, um terço das 81 vagas para o Senado foram colocadas em disputa. Como mostrou a Folha, 44% das cadeiras foram ocupadas por partidos com perfil conservador e por nomes associados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, entre eles ex-ministros como Tereza Cristina (Agricultura), Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) e Jorge Seif (Pesca).

Nas próximas eleições, os outros dois terços estão em jogo. A intenção do PT é já iniciar as costuras para obter apoios de partidos de centro e que hoje compõem a base para tentar fortalecer a posição do partido e melhorar o cenário para um eventual segundo mandato de Lula, caso o presidente concorra à reeleição.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.