O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, rebateu em público afirmação feita pelo deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania), candidato a prefeito de Campinas, sobre uma suposta alta nos índices de violência na cidade.
Nesta terça-feira (13), Zimbaldi postou um vídeo ao lado de Derrite, no qual diz que o município é o 38º mais perigoso do mundo –sem, no entanto, citar a fonte da informação.
"Campinas infelizmente foi apontada agora como a 38ª cidade mais perigosa do mundo, e nós viemos aqui conversar com o secretário, pedindo empenho a ele da Secretaria de Segurança Pública e uma atenção especial para a nossa cidade de Campinas", afirmou.
Pego de surpresa, Derrite, no vídeo, não mencionou diretamente o dado citado por Zimbaldi. Apenas disse que sua gestão tem combatido o crime organizado no estado de São Paulo e em Campinas.
Horas depois, no entanto, o secretário foi à rede social de Zimbaldi e negou a informação.
"Deputado, com todo respeito que tenho a você e à população de Campinas, fiz questão de checar essa informação. Não sei qual o ranking que você cita, mas o que temos aqui na Secretaria são dados do primeiro semestre de 2024 que demonstram quedas significativas dos indicadores criminais e aumento da produtividade em comparação ao primeiro semestre de 2022", declarou.
Derrite acrescentou que ainda há muito que melhorar, "mas estamos com certeza no caminho certo e essa informação que o sr. diz no vídeo não condiz com a realidade".
O vídeo foi posteriormente apagado por Zimbaldi. Ele disputa a eleição em Campinas tendo como adversário o prefeito Dário Saadi (Republicanos), apoiado pelo governador Tarcísio de Freitas.
Em nota, a assessoria do deputado diz que os dados a que ele se referiu constam de ranking da plataforma colaborativa Numbeo.com, divulgado em maio.
"Zimbaldi reconhece o trabalho realizado pelo secretário Derrite à frente da pasta e pelo governador Tarcísio de Freitas na área da segurança pública. No entanto, é importante frisar a importância do papel dos municípios no combate à violência com o fortalecimento das guardas municipais, a exemplo da cidade de Campinas, que enfrenta vários desafios no combate à criminalidade", afirma.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.