Painel

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Catarina Scortecci e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus STF

Justiça rejeita ação de Eduardo Bolsonaro contra Kataguiri por danos morais

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro também terá que pagar os honorários advocatícios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, negou recurso extraordinário apresentado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) contra o também deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) em que pedia indenização por danos morais.

Eduardo Bolsonaro, filho 03 de Jair Bolsonaro, durante eleições presidenciais argentinas - CRISTINA SILLE/REUTERS

Em 18 de dezembro de 2020, Kataguiri fez discurso na tribuna da Câmara dos Deputados em que afirmou que o então presidente Jair Bolsonaro (PL) só fazia alianças "não para aprovar qualquer reforma ou privatização, ele faz aliança para proteger o filho quadrilheiro, corrupto e vagabundo."

"E eu quero que fique registrado que não só o filho, mas o presidente da República são quadrilheiros, corruptos e vagabundos", continuou Kataguiri.

Na ação inicial, Eduardo Bolsonaro afirmava que o deputado do União Brasil não apenas feria sua imagem, mas também o acusava de ter incorrido em condutas criminosas. Para o filho 03 de Bolsonaro, a atribuição da autoria era incontestável, pois os adjetivos "corrupto" e "quadrilheiro" eram acompanhados do nome e de fotos, vídeos e apelidos jocosos relacionados a Eduardo, como "bananinha".

Eduardo Bolsonaro pedia R$ 20 mil de danos morais e que Kataguiri pagasse as custas processuais e honorários sucumbenciais em 20% do valor da causa.

Barroso, além de negar o recurso extraordinário de Eduardo Bolsonaro, também aumentou os honorários advocatícios em 10% e determinou que o filho 03 do ex-presidente deverá pagá-los.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.