Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

OAB-SP e FGV-SP assinam acordo de cooperação para pesquisa sobre deputados de SP

Projeto 'Raça, Gênero e Eleições' pretende examinar atuação de parlamentares eleitos em 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A OAB-SP e a FGV-SP assinaram nesta sexta-feira (23) um acordo de cooperação para realização do projeto "Raça, Gênero e Eleições", que pretende mapear e examinar o perfil social e político das deputadas e deputados federais eleitos por São Paulo em 2022.

Em um primeiro momento, o objetivo é analisar se as ocupações dos cargos de liderança (de comissão, de bancadas, entre outros) no Congresso estão relacionadas ao trabalho desenvolvido pelos parlamentares e quais são os perfis dos deputados que chegam a esses postos.

A imagem mostra uma sessão na Câmara dos Deputados do Brasil, com vários deputados em pé e conversando entre si. Ao fundo, há uma mesa com alguns membros da mesa diretora. O ambiente é formal, com cadeiras dispostas em fileiras e bandeiras do Brasil visíveis nas laterais.
Plenário da Câmara dos Deputados durante votação de propostas - Myke Sena-15.jun.2023/Câmara dos Deputados

"A impressão é de que é difícil para as mulheres chegarem aos cargos legislativos e, quando chegam, elas trabalham muito mais e não ocupam as lideranças. Agora, vamos ter esse suporte científico para verificar se essa impressão é real", disse Patricia Vanzolini, presidente da OAB-SP, durante o lançamento do projeto.

"Sabemos que a corrida eleitoral é muito desigual para as mulheres, mas temos dados que já demonstram, no Executivo, que suas participações nesses espaços de poder têm índices de sucesso em várias políticas públicas e menores índices de corrupção quando comparadas aos homens", afirmou Maíra Recchia, presidente da Comissão de Observatório Eleitoral da OAB-SP

O projeto terá início em setembro e durará 14 meses, ao fim dos quais serão publicados relatórios, vídeos e serão organizados eventos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.