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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

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Reclamações de passageiros sobre Avianca disparam

Em recuperação judicial desde dezembro, companhia já cortou voos e devolveu aviões

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São Paulo

Além das dificuldades que vem sofrendo com credores, arrendadores de aeronaves e concessionárias de aeroportos, a Avianca Brasil  enfrenta um aumento das reclamações de passageiros.  

Nos primeiros nove dias de abril, a companhia recebeu 55% das reclamações feitas em todo o mês de março no site Reclame Aqui. Foram 309 registros sobre cancelamento de voos no mês passado contra 186 só no início deste mês.

Desde que entrou em recuperação judicial, em dezembro, a companhia tem dito em seus comunicados que “segue operando normalmente”. Passageiros com voos para Nova York ouvidos pela Folha afirmam que estão com dificuldade de receber informações da companhia.

Quando são atendidos, dizem que a resposta não é satisfatória porque a empresa informa apenas que voos internacionais foram descontinuados e que os dados foram atualizados para tentar reacomodação em outra cia aérea.

Em janeiro, a companhia anunciou o encerramento de seus voos diários que partem de Guarulhos para Santiago, Nova York e Miami. 

Pelas regras da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), neste caso, a companhia aérea deve reembolsar os viajantes ou reacomodá-los em voos de outras empresas.

Leia a coluna na íntegra aqui

com Igor Utsumi e Paula Soprana

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