Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Falta de detalhes sobre FGTS gera nova crise na construção civil

Solução ventilada em Brasília é a devolução de recursos do FI-FGTS, fundo destinado à infraestrutura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A falta de detalhes sobre como os recursos do FGTS serão liberados sem impactar a área de habitação irritou a construção civil nesta quarta (24). O setor tem dito que o governo se comprometeu a “fechar torneiras” do fundo para evitar que os financiamentos imobiliários sejam afetados.

Uma das soluções ventiladas em Brasília é a devolução de recursos do FI-FGTS (fundo que aplica os recursos do trabalhador em projetos de infraestrutura).

Ainda que seja concretizada, não deve ter efeito a curto prazo, afirma Maria Henriqueta Alves, consultora da Cbic (câmara da construção) e suplente no conselho curador do FGTS. “Cadê o modelo, cadê a simulação? Não apresentaram”, diz ela.

“Não tem como recuperar R$ 42 bilhões [liberação prevista por Paulo Guedes para 2019 e 2020] num curto espaço de tempo se a economia não está ativa”, afirma Henriqueta. “Fora que não é tão simples desinvestir o FI-FGTS. Há operações que não são passíveis de venda imediata”, afirma Henriqueta.

O conselho do FGTS deve se reunir na próxima terça (30). Não há, porém, expectativa de reverter o que já foi anunciado, diz Antonio Ramalho, o Ramalho da Construção, também do conselho.

O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, afirmou que a medida não afetará os recursos do fundo destinados para financiamentos da construção civil porque, segundo ele, o dinheiro liberado para saques tem origem na correção da má alocação dos recursos do fundo.

Leia a coluna completa aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.