Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Secretários de turismo pedem que Embratur retire do ar campanha de conotação sexual

Para Fornatur, slogan "Brazil. Visit us and love us" tem equívocos de grafia e planejamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo) pede à Embratur que retire do ar a nova campanha de divulgação do turismo brasileiro, que gerou polêmica pela conotação sexual

Na opinião do fórum, o slogan "Brazil. Visit us and love us", lançado neste mês pela autarquia, não descreve as belezas do país e tem equívocos de grafia e planejamento.

Em documento sobre o tema, o fórum de secretários e dirigentes de turismo afirma que não participou de qualquer planejamento para a mudança e menciona uma reunião realizada neste ano em Goiânia com a presença do ministro, Marcelo Álvaro Antônio, em que o governo teria se comprometido a consultar o grupo caso pretendesse tomar qualquer decisão de reposicionamento do turismo do Brasil.

A nova marca foi desenvolvida pelos próprios servidores da Embratur. Gilson Machado Neto, presidente da Embratur, e Osvaldo Matos de Melo Júnior
Nova marca foi desenvolvida pelos próprios servidores da Embratur. Gilson Machado Neto, presidente da Embratur, e Osvaldo Matos de Melo Júnior (direita), diretor de Marketing - Pablo Peixoto/Embratur

"Brasil com z ignora a grafia correta, não é utilizado há décadas e foi abolido justamente para que nossos símbolos fossem respeitados", diz o texto. 

O fórum endossa as críticas que levaram à polêmica sobre a conotação sexual da nova marca devido à tradução imprecisa.  

"O Brasil vem há anos trabalhando para apagar a imagem de destino de turismo sexual, porém, a tradução dúbia do slogan pode colocar todo esse trabalho em risco. O slogan, como foi apresentado, sugere conotação sexual já que, na língua inglesa, o verbo amar pode significar um ato sexual se vier junto com o pronome errado, como no caso dessa marca que usa o pronome us e não o it", escreveu a entidade.

Segundo o Fornatur, se ação de planejamento da marca tivesse sido feita em conjunto e por profissionais especializados, os erros poderiam ter sido evitados. 

"Solicitamos ao presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, a retirada da campanha para sua revisão para que seja debatida com o Fornatur, com o Conselho Nacional do Turismo e demais representantes do turismo brasileiro", diz o texto, assinado por Hugo Paiva Veiga, presidente do Fornatur.  

Procurada, a Embratur afirma que a nova marca foi inspirada na bandeira nacional, que é o maior símbolo brasileiro, e que não pretende tirar a campanha do ar.

"Acreditamos que esse novo posicionamento fortalece a imagem do país no exterior, atrelando a imagem do Brasil, e a função do instituto que é promover o turismo brasileiro, a este ícone que é reconhecido mundialmente, e que representa de maneira muito completa as belezas naturais e riquezas culturais do país ", diz a Embratur, em nota.

Ainda segundo a autarquia, "muitas pessoas procuram qualquer motivo para tentar atingir o Governo Federal, por questões políticas, e não de fato técnicas".

 A expressão “love us” se baseia em pesquisa do Ministério do Turismo, em que 96% dos turistas internacionais que visitam o Brasil afirma que pretendem voltar, segundo a nota da Embratur.
 
"Sobre as alegações que o slogan poderia ser considerado um incentivo ao turismo sexual, a Embratur afirma que não há sentido em fazer essa ligação". Diz também que o governo brasileiro não reconhece a expressão turismo sexual e que "a exploração sexual não é turismo, é crime".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.