Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Após censura, editoras aceleram impressão de livros LGBT

Avaliação do mercado é que polêmica atiçou interesse pelo assunto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na vitrine Após a tentativa de censura à Bienal do Livro do Rio de Janeiro, editoras decidiram acelerar a impressão de títulos com temática LGBT. A avaliação é que se abriu uma oportunidade de mercado porque o barulho do final de semana atiçou a demanda. Entre as primeiras iniciativas, o selo juvenil Galera Record vai antecipar a publicação de dois novos livros, e a Faro Editorial vai dobrar para 16 o número de lançamentos que estavam previstos para os próximos dois anos sobre o tema.

Ideologia O romance “O Amor Não É Óbvio”, de Elayne Baeta, sobre relação entre duas mulheres, que ficaria para o começo de 2020, chega nas livrarias ainda neste ano, segundo Rafaella Machado, editora da Galera Record. 

Eu quero uma A obra de Débora Thomé sobre 50 personalidades LGBT de destaque, como Cazuza e Pabllo Vittar, também será antecipada. “O assunto virá para o debate e a venda vai aumentar. Agora é a hora”, afirma Machado.

Informação Além de aproveitar a onda provocada pela polêmica da censura, Pedro Almeida, sócio da Faro Editorial, diz que o objetivo é oferecer informação para enfrentar o preconceito. “Quero ter livros que tratem de meninas, de bissexuais, da experiência trans”, afirma ele. 

Resistência Na Companhia das Letras, a ordem é manter os planos sem se intimidar com a censura, diz o publisher Otavio Costa. O selo juvenil Seguinte lança 15 livros por ano, 5 deles sobre LGBT. Em outubro, a Intrínseca publica  a continuação de “Me Chame Pelo Seu Nome”, que aborda a descoberta da sexualidade por um adolescente.

Decepcionante A abertura da Semana do Brasil, a Black Friday brasileira que o governo criou com empresários bolsonaristas para tentar turbinar o consumo, deixou a desejar, segundo Tito Bessa Jr, que é presidente da Ablos (Associação Brasileira dos Lojistas Satélites) e fundador da rede TNG. 

Dinheiro na mão “Pelos retornos que tive, não foi significativo para ninguém, considerando a expectativa por tudo o que se falou”, diz Bessa Jr. Foi um sábado de vendas um pouco acima do anterior. Porém, talvez mais pelo fato de estar perto da data de pagamento do que pela tal Semana do Brasil, avalia o empresário.

Lar As vendas de imóveis na cidade de São Paulo cresceram 113% em julho ante o mesmo mês de 2018, segundo o Secovi-SP. Foram 3.284 negociações de unidades residenciais.  No acumulado de 12 meses, o crescimento foi de 37%.

Ciranda Luciana Seabra, que deixou a Empiricus há poucas semanas, já definiu seu destino. Ela vai para a XP Investimentos. Em seu lugar está o engenheiro Bruno Mérola.

Estreia Além dos protestos das famílias de vítimas de Brumadinho, a Exposibram começou nesta segunda (9), em Belo Horizonte, com outros percalços. A organização do congresso de mineração teve de enviar um aviso aos expositores alertando que, nas últimas semanas, havia uma empresa sem autorização tentando abordar os participantes para falar de comercialização ligada ao evento. 

Brasa Um grupo de participantes e assistidos da Petros quer cobrar do fundo de pensão uma reação à decisão tomada pelo governo e pela Procuradoria-Geral da República na semana passada de destinar recursos do fundo da Lava Jato para combater queimadas na Amazônia. 

Brasa 2 “A Petros deveria ter interferido porque esses recursos têm que ser usados para ressarcir os prejudicados pela corrupção, que levou nosso investimento da vida inteira. Vamos entrar em contato com a frente parlamentar criada em defesa do fundo”, diz o petroleiro aposentado Alfredo Paes Ferreira Junior.  

Desconfiança Após atingir o pico em janeiro, a confiança de profissionais e recrutadores no mercado de trabalho para os próximos seis meses vem em queda, segundo índice da consultoria de recursos humanos Robert Half. O otimismo foi de 58,4 pontos em janeiro para 51,9 em julho, em escala que vai até 100.

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.