Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Volta da previsibilidade econômica está lenta, diz presidente da SulAmérica

Para Gabriel Portella, desemprego ainda será desafio em 2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Bola de cristal A volta da previsibilidade econômica está mais lenta do que o presidente da SulAmérica, Gabriel Portella, diz que gostaria. Mas alcançá-la de forma democrática leva tempo, pondera o executivo. No fechamento de 2019, Portella relembra o fim do ano passado como um período marcado pelo ufanismo, movimento do qual a empresa ficou independente, segundo ele. “O empresário quer é previsibilidade. Se a gente vê que a economia vai crescer, pode elevar investimento”, diz.

Calendário Para Portella, os desafios macroeconômicos no próximo ano serão o elevado volume de desempregados e o patamar de juros baixos. 

Maré “A gente tem convivido muito com a alta taxa de desemprego, que afeta a vida coletiva e o setor de saúde”, afirma o executivo.  

Cenário Grande parte dos resultados financeiros da SulAmerica, diz o presidente da empresa, vem de investimentos das reservas de segurados. Com a queda da taxa básica de juros, segundo ele, a companhia compensa as perdas com mudanças operacionais.

Corrente Neste ano, a empresa lançou acordos regionais, como uma parceria com a Dr. Consulta em São Paulo.  

Planejamento Em agosto, a alemã Allianz comprou a operação de seguros de automóveis e de produtos residenciais e empresariais da Sulamerica por R$ 3 bilhões. “A determinação dos acionistas é reinvestir esse dinheiro na companhia”, afirma Portella.

retrato do executivo gabriel portella
Gabriel Portella, presidente da SulAmérica - Ze Carlos Barretta/Folhapress

PROSA

“Quando, no final do ano passado, houve ufanismo no Brasil, a gente disse não. Independentemente do ritmo do país, está muito nas nossas mãos

Gabriel Portella
presidente da SulAmerica


A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo:  

Apesar de atraso em leilão, 5G mantém desenvolvimento de tecnologia

Kylie Minogue faz campanha por turismo abalado com brexit na Austrália

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.