Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Anúncio de Doria para fechar shoppings confunde lojistas

Dúvidas se acalmaram quando o prefeito de SP assinou decreto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Às moscas O anúncio feito pelo governador de São Paulo, João Doria, nesta quarta-feira (18) sobre o fechamento dos shoppings na região metropolitana provocou confusão no setor. Após a fala de Doria, que o mercado a princípio entendeu como uma ordem para o fechamento das portas, os lojistas comemoraram porque as vendas já haviam despencado há dias. Mas o Estado, um pouco depois, mudou a palavra para “recomendação”, gerando insegurança, segundo empresários.

Tosse Lojistas gastaram horas trocando mensagens no Whatsapp se perguntando o que fazer. O receio era o de que, se a medida não fosse obrigatória, os shoppings poderiam multá-los por terem baixado as portas por vontade própria, ainda que com recomendação do governo.

Remédio As dúvidas só se acalmaram mais tarde, quando o prefeito Bruno Covas assinou um decreto vedando o funcionamento do comércio na cidade para atendimento presencial a partir de sexta-feira (20). A medida tem validade até o dia 5 de abril.

Vitrine O fechamento dos shoppings foi recebido com alívio. “Por mim, eu já teria fechado desde a semana passada. A gente estava sem venda, sem faturar. Os shoppings, independentemente da decisão de um governador, já deveriam ter tomado a medida de fechar por conta da epidemia”, diz Andrea Ducca, diretora-geral da Gregory.

Provador “Realmente, não estava vendendo nada. Mas o que me preocupa é o pós. O que será de nós de agora em diante? Agora não tem recursos mais para aluguel, imposto, folha de pagamento”, diz Tito Bessa Junior, dono da TNG.

A coluna Painel S.A. está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo:

Decathlon fecha lojas no Brasil por causa do coronavírus

Redes de moda sentiram alívio após Doria mandar fechar shoppings

Corte no Sistema S por coronavírus pode levar a demissões, diz entidade

Em crise do coronavírus, agência de eventos demite 30 trabalhadores

Bares e restaurantes estimam cortar 3 milhões de vagas em 40 dias

Fabricantes de calçados estudam dar férias para funcionários

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.