Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Grandes empresários emprestam dinheiro para pequenos na crise do coronavírus

Iniciativa, que abrange nomes como Daniel Castanho (Ânima) e Abilio Diniz (Península), terá juros de 4% ao ano e 18 meses para pagar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nomes do empresariado como Abilio Diniz (Península), Andre Szajman (VR), Daniel Castanho (Ânima Educação) e outros se uniram ao GK Ventures, fundo de impacto social de Eduardo Mufarej, ​para oferecer crédito a pequenos e médios empresários na crise do coronavírus. Batizada de Estímulo 2020, a iniciativa vai oferecer capital de giro no valor equivalente a até um mês de faturamento das empresas e acesso gratuito a ferramentas de gestão.

0
O empresário Abilio Diniz em seu escritório na empresa Península Participações, em São Paulo - Bruno Santos/Folhapress

O desembolso será feito em três parcelas, com juros de 4% ao ano, carência de três meses e prazo de até 18 meses para pagar. A concessão auxílio vai levar em conta a idade de cada negócio, a vulnerabilidade do setor de atuação, além de indicadores operacionais e de adimplência. ​

A primeira rodada abrange R$ 20 milhões, e os desembolsos começam a ser processados no dia 1º de maio e devem sair em até dois dias úteis. Após a primeira leva, a captação de novos recursos e adesões continuará, com informações pelo site https://apoiandonegocios.org/ que também traz dados para os interessados em receber o dinheiro.

A iniciativa, sem fins lucrativos, é a primeira do tipo no Brasil desde o aprofundamento da crise do coronavírus, segundo Mufarej, e foi inspirada em um modelo conhecido como "relief funds", que já tem cerca de 500 programas semelhantes nos Estados Unidos.

“Muito importante apoiar os pequenos empresários neste momento. São eles que giram a economia e criam empregos. A ação é inspirada nos 'relief funds' dos EUA, e nossa família apoia bastante essa iniciativa", diz Abilio.

"É um movimento de apoio ao empreendedor brasileiro. O momento exige nossa mobilização em benefício da sociedade. Sabemos da dificuldade e não podemos ficar de braços cruzados. Não dá para continuarmos tocando nossa vida como ela era", afirma Mufarej, que também tem iniciativas como RenovaBR.

Além de apoio financeiro, o trabalho abrange capacitação profissional e ferramentas gratuitas de comércio eletrônico, contabilidade e gestão para os pequenos e médios empresários atendidos.

Daniel Castanho usa a história de sua empresa para falar do potencial destruidor dessa crise sobre os negócios de menor porte. "Se a crise do coronavírus tivesse acontecido em 2003, a Ânima, por exemplo, não existiria. Sabemos que há momentos em que as possibilidades desaparecem e não temos a quem recorrer", diz o empresário.

Empresas como Stone, Tarpon, BTG Pactual, CVC Capital e outras também estão envolvidas.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

Erramos: o texto foi alterado

Em versão anterior deste texto havia a menção a uma possibilidade de recurso a fundo perdido, informado pela empresa. As condições de empréstimos são as que foram citadas no texto original, com acesso gratuito a ferramentas de gestão.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.