Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Decisão de Gilmar de soltar Baldy reacende questão sobre sucessão na secretaria

Doria teria dificuldade de recolocá-l no posto, porque imagem do setor tem histórico delicado para PSDB

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A decisão do ministro Gilmar Mendes de mandar soltar o secretário dos Transportes Metropolitanos paulista, Alexandre Baldy, na sexta (7), reacendeu o suspense no setor sobre a sucessão na pasta. Baldy está fora por 30 dias para se defender, mas a avaliação é que o governador João Doria (PSDB) teria dificuldade de recolocá-lo no cargo após o período porque, apesar de a suspeita que motivou a prisão de Baldy ser anterior à atuação dele no governo de SP, a imagem fica manchada.

O setor é sensível porque foi nele que aconteceram os grandes escândalos de corrupção da história tucana em SP. Além disso, quem comanda a secretaria precisa lidar com empresas que tiveram seus nomes envolvidos na Lava Jato.

No mês passado, por exemplo, Doria e Baldy assinaram com a Queiroz Galvão o contrato de R$ 217,7 milhões para as obras do segundo trecho do VLT na Baixada Santista. A companhia foi declarada inidônea pela Controladoria-Geral da União, mas diz que não tem restrições para contratar com a administração pública porque as medidas foram suspensas por força de liminares.

Baldy também é visto como uma pessoa com pouca experiência técnica no assunto. Sem formação em engenharia, como costumam ter os ocupantes do posto, ele se graduou em direito pela PUC-GO. Foi secretário de indústria e comércio em Goiás e deputado federal, antes de ser chamado para o Ministério da Cidades de Temer em novembro de 2017.

Procurada pela coluna, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos diz que todos os atos do órgão e do secretário são públicos.

0
Alexandre Baldy, secretário estadual de Transportes Metropolitanos de São Paulo - Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.