Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

À espera de eleição na Câmara, defensores da CPMF discutem mudar nome do imposto

Segundo um representante de empresários, pode chamar de Manoel ou Maria, mas vai ser sempre CPMF

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Enquanto torcem pela eleição de Arthur Lira para a presidência da Câmara na esperança de que o deputado, apoiado por Bolsonaro, abrirá as portas para a proposta de recriação da CPMF, empresários defensores do tributo andam se desentendendo. Eles ainda não conseguiram chegar a um acordo sobre o nome que deveriam usar para fazer campanha pela volta do imposto do cheque.

Nas conversas que tiveram com o ex-secretário da Receita Marcos Cintra sobre o assunto nos últimos dias, alguns deles insistiram que devem chamar de imposto único, microimposto ou qualquer variação em inglês para apagar da opinião pública a lembrança do tributo impopular. Mas Cintra foi taxativo: "mudar nome é fugir do problema, melhor seria encarar e dizer abertamente que a CPMF foi um excelente imposto".

Luigi Nese, presidente da CNS (Confederação Nacional dos Serviços) e um dos maiores entusiastas da volta do tributo, concordou. Com argumentos óbvios ele explicou aos colegas que a base de tributação é a movimentação financeira, ou seja, o MF da sigla da CPMF. "Se quiserem, podemos chamar o imposto de Manoel ou Maria. Para a mídia é CPMF", disse.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.