Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Diageo, dona de Smirnoff e Tanqueray, tira suas marcas da Copa América

Em meio à polêmica sobre realização dos jogos no Brasil, Mastercard e Ambev também desembarcaram

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois da Mastercard e da Ambev, chegou a vez de a Diageo anunciar seu desembarque da Copa América.

A fabricante de bebidas dona de marcas como Johnnie Walker, Smirnoff, Black & White e Tanqueray, anuncia nesta quinta-feira (10) que vai retirar suas ações de marca aliadas ao campeonato no país. Em nota, a empresa diz que se trata de um gesto em respeito ao momento da pandemia.

“Os termos do patrocínio foram acertados quando o evento estava previsto para ser realizado na Colômbia e Argentina. A Diageo reitera seu compromisso com a sociedade observando os protocolos de segurança e ações institucionais que contribuam para a mitigação da pandemia”, diz a companhia.

Desde a chegada do coronavírus, a Diageo anunciou esforços de combate à doença no país, com doação de álcool em gel para hospitais públicos e equipamentos de proteção para bares e restaurantes. Em um movimento chamado "Pro-Bar", a empresa diz que está destinando US$ 100 milhões para recuperação de estabelecimentos no mundo todo, sendo 1.800 pequenos negócios no Brasil.

A Copa América seria originalmente dividida entre Argentina e Colômbia, mas chegou ao Brasil após a desistência dos dois países, causando desconforto entre jogadores e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), além de discussões nas redes sociais e críticas ao governo Bolsonaro.

Na noite de terça (8), a Mastercard anunciou que não vai mais ativar seu patrocínio durante o evento no país, embora continue como patrocinadora, ou seja, a empresa abre mão de fazer ações de promoção e exposição da marca aliadas à competição. A Ambev seguiu o exemplo na quarta (9) e anunciou que suas marcas também não estarão presentes na Copa América. Na prática, a empresa honra o pagamento do patrocínio, mas não vai usar.

Procurada pelo Painel S.A., a Conmebol não se manifesta.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.