Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Setor de energia nuclear aplaude ações de Aras contra leis estaduais

PGR propôs anulação de leis de 18 estados que limitam atividade nuclear

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Enquanto o país discute as outras fontes de energia na esteira da crise hídrica, o setor de energia nuclear aplaude o movimento da PGR (Procuradoria-Geral da República), que, neste mês, propôs a anulação de leis de 18 estados e do Distrito Federal que limitam as atividades nucleares no país.

De acordo com a argumentação da PGR nas ações, a Constituição determina que as leis sobre o tema, incluindo transporte, uso de materiais radioativos e localização das usinas, sejam editadas pela União, e não pelos estados.

Depois da divulgação dos pedidos, Augusto Aras recebeu uma carta da Aben (Associação Brasileira de Energia Nuclear) o parabenizando pela atitude. No documento, a entidade diz que a energia nuclear é “cada vez mais necessária ao desenvolvimento sustentável do país, sobretudo, no atual momento em que se cogita o risco de racionamento de energia”.

As ações diretas de inconstitucionalidade ajuizadas por Aras correm no STF (Supremo Tribunal Federal), que está pedindo informações às administrações locais.

Além da capital federal, Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Roraima são alvo das ações, além do Amazonas, cujo processo já estava em andamento.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.